Hoje falarei de um programa que tanto me atormenta durante todas as tardes: Falando Francamente, apresentado pela seguinte figura, Sônia Abraão.
Porquê o ódio a essa decana jornalista, a tanto tempo inserida no mundo jornalístico das fofocas, tão respeitada no mundo artístico? Porquê o ódio ao programa dessa mulher? A começar, como de costume, vamos recorrer a um pouco do site oficial do Falando Francamente:
"Na TV, Sonia revolucionou a fórmula dos tradicionais programas “femininos” do horário da tarde. Sua primeira providência foi acabar com quadros de culinária, desfiles de moda, artesanato, estética, etc., passando a apostar, como jornalista que é, em um esquema totalmente informativo. Resultado: um mix de assuntos artísticos, entrevistas, jornalismo-denúncia e investigativo, flagras e fofocas, além dos quadros opinativos como o Joga Fora no Lixo, que virou mania entre os telespectadores, causando a maior polêmica, e o Entre na Roda.
Também por ser da imprensa, Sonia decidiu abrir espaço para os jornais e revistas no programa, mostrando todas as grandes matérias, os grandes destaques, as manchetes do dia, lendo junto com o público os assuntos mais interessantes e exibindo as fotos mais marcantes, tudo isso no quadro Fatos e Boatos,, que inclui também as revistas e tablóides estrangeiros. Apesar de marca registrada do programa, o esquema passou a ser imitado por outros programas do horário, nas emissoras concorrentes e acabou virando uma nova forma de dar as notícias na TV, adotada hoje em dia até por Ana Maria Braga, na Globo. Foi uma das primeiras a integrar a Internet à TV, com o quadro Site By Site, que faz um giro pelos principais sites de variedades, inclusive internacionais."
Novamente, o próprio texto do site oficial do criticado ajuda me a desferir golpes contra ele. (*Notem o deslize Galvanista).
O programa Falando Francamente seria mais um típico e insuportável programa de variedades femininas da tarde. Um programa dirigido às donas de casa, aos que não tem NADA para fazer na vida, etc, com as típicas dicas de moda, as receitas culinárias, os convidados "famosos", dicas de beleza. O programa claro contém tudo isso, mas algumas coisas "inovadas" por Sonia Abraão acabaram aprofundando o ódio a esse programa. Para começar, a cara bisonha de Sonia Abraão, o jeito Chonga-Monga de ser, a chatisse onipresente dentro daquele ser. Olhem para a foto, assistam o programa e vocês, fiéis leitores, notarão.
Agora, vamos à alguns quadros que o programa possui, não mencionados pelo website oficial dele. Consta na programação do Falando Francamente quadros um tanto quanto bizarros, como "Tempo Feliz", que nada mais seria uma previsão do tempo, entretanto acaba caindo no cretinismo por ser apresentado por Felisberto Duarte, O Feliz.
Também tem o "Blitz da Beleza", que dá dicas de beleza (*note que o texto acima do site oficial diz que Sonia acabou com quadros de estética), e o não menos ridículo “Na Mira do Mauro”, que apresenta "furos" de reportagem com o repórter Mauro Medeiros.
O programa ainda conta com quadros semanais como “Momento Contigo”, “Momento Minha Novela”, “Momento Ana Maria”, "que mostram com exclusividade e em primeira mão as notícias das principais revistas de fofocas". (*Eles querem dizer que mostram com exclusividade e em primeira mão notícias que eles nem se quer se deram o esforço de ir atrás....).
Agora, vamos ao que mais desperta a ira no programa, o quadro "Fatos e Boatos". Esse é o quadro em que ela simplesmente fica folheando revistas e lendo-as na frente das câmeras. Não satisfeita em apenas ler as notícias das revistas e jornais, mostra as fotos, fica abrindo as revistas. E porque isso desperta a ira? Oras, em primeiro lugar, ela chama de jornalismo ficar lendo as notícias que outros tiveram o trabalho de escrever, ir atrás, fotografar, pesquisar? Isso é oque eu chamo de safadagem, charlatanisse. Em segundo lugar, pra que ficar lendo revistas e jornais? Ela quer falir as editoras? As revistas e os jornais estão nas bancas para as pessoas comprarem e ler, não para a Sonia Abraão comprar e ler para as pessoas...
E recentemente, ela realizou um concurso para arranjar uma namorada para o Latino em seu programa. Sim, aquele mesmo, Latino, cantor, cantor que por sinal de "excelente" qualidade, autor de hits como "Baby Me Leva". Chamou candidatas de todos os cantos do Brasil e fez o cantor escolher uma. Depois desta, não preciso realmente fazer mais NENHUMA crítica.
Cretinismo em estado puro, é o que eu posso dizer. Eu sinceramente seria capaz de tirar o porte de armas só para poder comprar uma AK-47 para dar 30 tiros nos olhos, 15 em cada um, daquela pessoa.
Aguardem a parte III... E se deliciem com algumas fotos...